sábado, 13 de outubro de 2018

Lição 15 (lektion fünfzehn – fiunftsen)


Os pronomes possessivos em alemão II

Os pronomes possessivos em alemão também se declinam nos casos acusativo, dativo e genitivo, dependendo do lugar que ocupem na oração. As terminações em cada caso são as mesmas que as dos artigos indefindos (ein, eine).

caso              masculino             femenino   neutro         plural

nominativo          mein             meine                       mein             meine
acusativo               meinen        meine                       mein             meine
dativo                      meinem       meiner                    meinem       meinen
genitivo                  meines         meiner                    meines         meiner

As mesmas terminações se utilizam com os demais pronomes possessivos (dein, sein, ihr, unser, euer, ihr, Ihr).

Die Frau gibt ihrem Freund ihren Wagen.
(nominativo) (dativo) (acusativo)
A mulher da seu carro (dela) a seu namorado.

Der Junge gibt seiner Freundin seinen Wagen.                       
(nominativo) (dativo) (acusativo)
O jovem dá seu carro (dele) a sua namorada.

Mein Mann zeigt unseren Freunden unseren Wagen.         
(nominativo) (dativo) (acusativo)
Meu esposo mostra nosso carro a nossos amigos.

Importante: recorde-se do n no final do substantivo na declinação plural do dativo.

Conjugação de Verbos

sag-en (saguen) R                   
dizer                                               

ich sag-e (sague)             
du sag-st (sakst)             

er sag-t (sakt)                   
sie sag-t (sakt)                 
es sag-t (sakt)                   
man sagt (sakt)               

wir sag-en (saguen)                  
ihr sag-t (sakt)                 

sie sag-en (saguen)                    
Sie sag-en (saguen)                   

geniess-en (guenissn) R/I             
desfrutar                                     

ich geniess-e (guenize)                        
du genies-st (guenizst)                        

er geniess-t (guenizst)             
sie geniess-t (guenizst)                        
es geniess-t (guenizst)             
man geniess-t (guenizt)                      

wir geniess-en (guenizen)                 
ihr geniess-t (guenizt)              

sie geniess-en (guenizen)                   
Sie geniess-en (guenizen)                   

versteh-en (fershteen) R/I
entender, comprender

ich versteh-e (fershtee)
du versteh-st (fershtest)

er versteh-t (fershtet)
sie versteh-t (fershtet)
es versteh-t (fershtet)
man versteh-t (fershtet)

wir versteh-en (fershteen)
ihr versteh-t (fershtet)

sie versteh-en (fershteen)
Sie versteh-en (fershteen)

Vocabulario

April            
april 
abril

Mai   
mai   
maio

Juni              
iuni   
junho

Juli   
iuli    
julho

August        
aogust
agosto

September           
septemba   
setembro

Oktober
oktuba
outubro

November            
novemba    
novembro

Dezember
detsemba   
dezembro

Schlaf gut!
Shlaf gut!    
Durma bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário